Edital 11/2020 – Demanda Permanente

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Edital nº 11/2020 – Demanda Permanente

APRESENTAÇÃO

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI) do IFC, por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, divulga edital Demanda Permanente, o qual tem por finalidade cadastrar Projetos de Pesquisa e Inovação para fins de seu registro e validação institucional, na modalidade de Demanda Permanente, relativos ao ano letivo de 2020.

São considerados Projetos de Pesquisa e Inovação na modalidade Demanda Permanente, aqueles submetidos por meio de apresentação de propostas no sistema SIGAA – módulo Pesquisa, a qualquer tempo durante o período letivo de 2020. Sem apoio financeiro que proponham o desenvolvimento de atividades formalizadas com a participação do aluno, objetivos definidos, metodologia e prazo determinado, visando alcançar resultados didático-pedagógicos e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou a inovação.

As atividades propostas devem ocorrer com envolvimento dos alunos em atividades de iniciação científica e tecnológica, bem como, em experiências didáticas e pedagógicas que privilegiem o ensinar e o aprender por meio do fazer, sem previsão de apoio financeiro e atender aos requisitos e critérios estabelecidos neste edital e nas resoluções de pesquisa vigentes.

OBJETIVO GERAL

Cadastrar, validar e registrar os Projetos de Pesquisa e Inovação, na modalidade de Demanda Permanente, com aluno Bolsista Voluntário e/ou com envolvimento dos alunos em atividades de iniciação científica e tecnológica, a serem desenvolvidos nos campi do IFC no ano letivo de 2020.

DO CRONOGRAMA

Lançamento do edital 20 de fevereiro de 2020
Período para a submissão das propostas Até o dia 15 de cada mês
Validação das propostas pelas chefias imediatas Até o dia 20 do mês do recebimento
Análise, parecer e divulgação dos resultados por parte da CAPP Último dia útil do mês de recebimento.
Início do projeto e envio dos documentos do Bolsista Voluntário 1o dia útil do mês subsequente ao da submissão
Relatório final e comprovante de submissão em evento. Até 30 dias após o encerramento do projeto

Exemplo:

Data do recebimento da proposta: 14/03/2020

Prazo para validação das chefias: 20/03/2020

Parecer: até 31/03/2020

Início do projeto: 01/04/2020

Parágrafo único. As propostas enviadas após o dia 15, serão avaliadas no mês seguinte.

DA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

As propostas de Demanda Permanente poderão ser apresentadas a este edital por servidores pertencentes ao quadro efetivo do IFC, na condição de orientadores, aprovado pela CAPP, fazendo jus a certificação ao final da atividade, desde que corretamente preenchidos no SIGAA – módulo Pesquisa, a carga horária, cronograma de trabalho, atividades realizadas e o relatório final.

IMPORTANTE:

Segue vídeo de como Submeter um projeto de Pesquisa no SIGAA – módulo Pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=oaOtm8cYvsw&feature=emb_logo

Legenda de Tempo:

Docente Submissão : 23:27

Consultor (avaliador de projeto): 20:04

Aluno: 28:30

Docente aprovar bolsista: 30:00

Roteiro Módulo Pesquisa -Docente

Roteiro SIGAA – importação lattes

*Informação importante para Submissão: vigência do Projeto é de 01/04/2020 a 31/12/2020. Poderá ser prorrogado até 31/07/2021, mas ainda temos que estudar como fazer isso no sistema.