CHAMADA PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO ACAMPAMENTO DE JOVENS LÍDERES 2018 NA AUSTRÁLIA

quinta-feira, 12 de julho de 2018

O IFC lança esta chamada interna para indicar 01 (um) estudante regularmente matriculado/a em um dos Cursos Superiores de Tecnologia ou em um dos Cursos Técnicos Subsequentes, com idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, para representar a Instituição na Chamada Pública CONIF/AI Nº 2/2018, de 28/08/2018. (http://portal.conif.org.br/images/edital_acampamento_WFCP_2018.pdf)

A Chamada elegerá um representante do IFC para concorrer, em âmbito nacional, a duas vagas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participação no Acampamento de Jovens Líderes 2018, a ser realizado de 7 a11 de outubro de 2018, no contexto do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP), em Melbourne, na Austrália (https://wfcp2018.com.au/program/leadership-institute/).

Requisitos

O (a) candidato (a) deve preencher o formulário disponível neste link (https://goo.gl/forms/EsvNvL7UGjJBGGJ73no período de 12 a 25 de julho e encaminhar ao e-mail propi@ifc.edu.br, constando no assunto “WFCP 2018”, os seguintes documentos no formato digital (PDF):

a)cópias da carteira de identidade (RG) e CPF;

b)histórico escolar atualizado devidamente emitido pela Coordenação de Controle Acadêmico/Registros Escolares ou pela Coordenação do Curso – sem reprovação com coeficiente de rendimentos escolar/acadêmico igual ou superior a sete (7,0);

c) carta de intenções em inglês (Statement of Intent) do(a) candidato(a) em que estudante demonstre seus propósitos com relação à participação no acampamento e os motivos que o(a) qualificam como potencial candidato(a) à vaga.

d) currículo do candidato em que haja descrição sucinta sobre a participação em atividades de extensão, projetos de pesquisa, viagens acadêmicas, trabalhos voluntários, participação em eventos externos (congressos, concursos, feiras) etc;

Seleção local

A seleção local ocorrerá em duas etapas. Na primeira etapa, acontecerá o ranquiamento de até 10 candidatos, partir da soma de dois instrumentos:

a) As 10 maiores notas rendimentos escolar/acadêmico (nota média rendimento x 6)

b) Análise do Currículo (nota x 4)

Total de pontos possíveis desta fase = 100

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 26 de julho de 2018.

Os 10 primeiros classificados, passarão a fase de entrevistas nos 30 e 31 de julho

Na segunda etapa, ocorrerá uma entrevista agendada em Inglês conduzida pela Assessoria de Relações Internacionais na forma presencial ou por Webconferência. Na entrevista será levado em consideração os seguintes critérios: motivação para participar do evento; contribuição da experiência para o desenvolvimento acadêmico e para ampliação das habilidades linguísticas; motivo pelo qual deve ser o representante do IFC no evento, e fluência em inglês.

Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios de desempate obedecendo à ordem:

a) fluência na entrevista;

b) maior coeficiente de rendimento escolar/acadêmico e;

c) maior idade.

Resultados

Após avaliação da entrevista, o resultado da seleção local será divulgado no dia 1/7, até as 18:00 e disponível no sítio eletrônico do IFC (http://editais.ifc.edu.br/)

Serão homologadas somente as inscrições que estiverem em conformidade com as normas desta chamada interna, assim como, da chamada do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Após a escolha, o representante do IFC fará parte da seletiva nacional.

A seletiva nacional concorrerá a duas vagas para a etapa nacional, organizada pelo CONIF que representarão a Rede no WFCP 2018.

O candidato selecionado deverá providenciar os documentos exigidos pela chamada para oficializar a sua participação da etapa nacional.

CRONOGRAMA DA CHAMADA INTERNA

Etapa

Datas

12/7 a 25/7